Perfil do Personagem - Pato Donald

Perfil do Personagem - Pato Donald

Não há dúvidas de que o Pato Donald é um dos personagens mais queridos dos quadrinhos. E é por isso, que estamos aqui para contar um pouquinho a respeito da sua trajetória!

Oficialmente, o Pato Donald teve sua estreia no curta-metragem "A Galinha Sábia", que fez parte de uma série de animação intitulada "Sinfonias Ingênuas", no ano de 1934. Logo, foi possível notar a capacidade do personagem e atribuir a ele o papel de protagonista de uma HQ pela primeira vez, no ano de 1936.

Um grande passo para Donald, que no ano seguinte conseguiu se destacar e ganhar a sua própria série de cartoons para o cinema e foi aparecer pela primeira vez em uma HQ criada para uma revista.

Nesse mesmo período, uma grande mudança marcou o caminho do personagem: seus sobrinhos, Huguinho, Zezinho e Luisinho, foram criados por Al Taliaferro e trouxeram maior responsabilidade em sua vida. Assim, novas figuras emblemáticas começaram a entrar na história e o cotidiano de Donald ficou mais agitado. Como é o caso de seu famoso carro, que estreou nas HQs em 1 de julho de 1938 e da Vovó Donalda, que apareceu dois anos depois (e visitou Donald pela primeira vez em 1943).

Como parte do sucesso alcançado, o gibi “Pato Donald” começou a circular na Europa em países como Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Holanda. Em território brasileiro, o personagem deu nome à primeira revista periódica com enfoque exclusivo nos personagens da Disney, sendo lançada em 11 de julho de 1950 pela Editora Abril.

Donald também foi responsável por garantir algumas premiações importantes à Disney, por trabalhos como o curta educativo “Donald no País da Matemágica”, que se tornou muito conhecido no mundo todo a partir de 1959.

Em junho de 2018, a Editora Abril lançou o gibi “Pato Donald” pela última vez. Em março de 2019, a Editora Culturama deu sequência ao legado, incluindo em seu amplo catálogo o Pato Donald e os demais gibis clássicos Disney.