Perfil do Personagem - Mickey

Perfil do Personagem - Mickey

Mickey foi criado por Walt Disney e Ub Iwerks no final dos anos 1920 ao perceberem que o personagem anterior, o coelho Oswald, pertencia de fato à Universal.
O Avião do Mickey, o cartoon primordial, teve teste de exibição em 15 de maio de 1928, junto com a versão preliminar de O Vapor Willie — foi esta animação, acrescida de som, que chegou ao circuito comercial em 18 de novembro de 1928 e tornou-se o marco inicial do astro-símbolo da Disney.

Em janeiro de 1930, Mickey foi parar nas tiras de jornais, onde estrelou a primeira HQ Disney já criada. Nos anos seguintes, nessas tiras desenhadas por Floyd Gottfredson surgiriam personagens que até hoje complementam o universo do camundongo, como o Mancha Negra, Esquálidus, Cel. Cintra, Comissário Joca, Butch, entre outros.

Nas animações, Mickey, de cara, enfrentou o João Bafo-de-Onça (vilão criado por Disney e equipe em 1925 e, provavelmente, o mais antigo personagem de quadrinhos ainda na ativa). E teve a companhia da namorada Minnie e dos amigos Clarabela e Horácio.

Pluto, seu cão de estimação (e único personagem não antropoforme da linha de frente da Disney), surgiu nas telas em 1930 no curta de animação Os Prisioneiros. Pateta, seu melhor amigo, apareceria com destaque menor do que um figurante em outro cartoon, em 1932.

Mickey mora em Patópolis (nas histórias produzidas no Brasil, na Escandinávia, na Alemanha, na Holanda e em certas produções americanas, pelo menos). Nas HQs italianas, contudo, ele mora numa certa Topolinia (sempre traduzida no Brasil como Patópolis). Nos Estados Unidos, o nome de sua cidade varia conforme a época e a mídia em que é citada há algumas décadas, a mais comum nos quadrinhos é Mouseton. (Mesmo que nos EUA quase nada de HQ Disney com Mickey tenha sido produzida desde então).

Graças ao seu carisma e irreverência, o Mickey é um personagem que faz parte da vida de muitas gerações até os dias de hoje.

Texto por: Edenilson Rodrigues