Palavras de uma escritora!

Palavras de uma escritora!

No Dia do Escritor, homenageamos a todos com o depoimento de nossa parceira Vanessa Alexandre*, escritora e ilustradora. 

"Escrever livros infantis, para mim, é uma grande aventura.

Eu não iniciei como escritora. Por algum tempo eu apenas ilustrava, mas me envolvi tanto no processo de elaboração dos livros que foi inevitável não sentir a necessidade de escrever.

O que me encanta até hoje é o contato com as crianças e a reação de cada uma quando se depara com o livro. A forma como enxergam a história, os olhares cheios de curiosidade durante uma contação, são coisas acima de qualquer valor e que ensinam muito.

Sempre acreditei que os livros são mágicos, capazes de nos transportar para qualquer lugar onde a imaginação permite. Escrever livros infantis multiplica essa sensação por mil! 

A responsabilidade em saber que um livro escrito – de certo modo – irá fazer parte da vida de outra pessoa, me motiva a escrever e ilustrar cada vez com mais qualidade e vontade.

Além das palavras, acredito muito que o livro "fala" com imagens. Por isso, a preocupação é dobrada. Sempre penso no papel da ilustração dentro do livro, no que ela pode contribuir para tornar ainda mais rico o enredo e proporcionar uma experiência de leitura, de formação de novos leitores.

Outro aspecto de escrever que procuro sempre pensar também, é na questão da formação dos professores. Gosto muito de ter este contato pessoal com eles, para saber se o livro, na prática, "funciona" com as crianças. Não existe coisa mais gratificante do que participar de uma feira do livro, por exemplo, e ver que a partir da história criada, as crianças inventaram diversas outras coisas. É aí que o livro ganha asas e sentido para mim.

O livro é uma ferramenta que nunca irá acabar, porque a necessidade do ser humano de contar histórias, também não tem fim. Assim, saber que faço parte deste processo, me deixa feliz, orgulhosa e agradecida. Todos os dias.

Sabemos da importância dos escritores na formação das novas gerações e em despertar a imaginação de todos nós. Nossa homenagem especial, aos profissionais que criam novos mundos e nos permitem sonhar. PARABÉNS a todos os escritores!"

 

Dia do escritor | 25 de Julho

*Vanessa Alexandre é ilustradora e escritora brasileira de livros infantis desde 2007. Ilustra livros infantis, livros didáticos e publicidade. É membro da SIB (Sociedade Brasileira de Ilustradores), SCBWI (Sociedade de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis) e associada ao Childrensillustrators.com.

Parceira da Culturama desde 2014, já escreveu e ilustrou diversos livros para a editora, entre eles estão: livros adulto para colorir, histórias da bíblia para crianças, coleção de livros infantis sobre valores, entre outros.

Aproveite para acessar o site e conferir alguns trabalhos dessa escritora e ilustradora parceira da Culturama: www.vanessaalexandre.com.br