Conheça Ziraldo

Conheça Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, no estado de Minas Gerais. Por curiosidade, o seu nome tem origem a partir da combinação dos nomes de sua mãe, Zizinha e o de seu pai Geraldo. Desde muito cedo já demonstrava um talento artístico, tanto que aos seis anos de idade teve um desenho seu publicado no jornal Folha de Minas. No ano de 1949 mudou-se com a avó para o Rio de Janeiro, onde estudou durante dois anos no MABE (Moderna Associação de Ensino). Em 1950, Ziraldo retornou para sua cidade natal e concluiu o seus estudos no Colégio Nossa Senhora das Graças.

A carreira do cartunista iniciou na revista “Era Uma Vez”, quando fazia participações mensais. No ano de 1954, começou a desenhar em uma coluna de humor para o jornal “Folha da Manhã”, conhecido hoje como a Folha de S. Paulo. Após alguns anos trabalhou para a revista “O Cruzeiro” e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo com quem teve três filhos, Antônio, Daniela e Fabrízia.

Em 1960, Ziraldo lançou “Pererê”, considerada a primeira revista brasileira em quadrinhos e colorida de um só autor. A publicação da revista durou somente até abril de 1964, quando foi suspensa pelo regime militar. No ano de 1975, tentaram relançar a revista com o nome “A Turma do Pererê”, mas não deu certo e ela só durou um ano.
Mais tarde, em 1980, foi lançado o livro "O Menino Maluquinho" um grande sucesso conhecido em todo o Brasil. O menino cheio de imaginação e que vive com uma panela na cabeça rendeu a Ziraldo o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, servindo de inspiração para outras adaptações no teatro, televisão e cinema.
As obras de Ziraldo já foram traduzidas em diversos idiomas e publicadas em revistas conhecidas mundialmente, como a norte-americana Mad. Além disso, ele recebeu vários prêmios e homenagens pelo seu memorável trabalho.