Conheça os Irmãos Grimm

Conheça os Irmãos Grimm

Os irmãos Grimm nasceram em Hanau, na Alemanha. Jacob nasceu em 1785 e Wilhelm em 1786. Depois da morte do pai em 1796, eles foram enviados para morar com uma tia, na cidade de Kassel. Lá os irmãos cursaram o Ensino Médio e estudaram Direito.

Um dos professores do curso, Friedrich Carlvon Savigny percebeu a dedicação e o interesse dos Grimm pelas pesquisas de documentos históricos e colocou sua biblioteca particular à disposição dos irmãos. Nesse período, eles tiveram contato com obras do Romantismo e cantigas de amor medievais.

Depois de formados, Jacob e Wilhelm tornaram-se bibliotecários em Kassel. Em 1807, a cidade passou a ser governada por Jérome Bonaparte, irmão de Napoleão e foi transformada em capital do recém-criado Reino de Vestfália. Isso despertou o espírito nacionalista do romantismo alemão e a busca pelas raízes populares do país.

Os irmãos Grimm foram contratados pelos escritores Achim von Arnim e Clemens Brentano para ajudar em um projeto de canções populares que tinha uma parte especial com cantigas infantis. Isso serviu como um treino para Jacob e Wilhelm adquirirem experiência na coleta e publicação de contos antigos.

Além de buscar histórias em fontes impressas, os Grimm começaram a procurar fontes orais, pedindo a ajuda de amigos e conhecidos. Assim, além das 16 narrativas vindas de publicações e manuscritos, eles conseguiram novas histórias como Rumpelstiltskin e Branca de Neve.

Em 1812, eles publicaram o primeiro volume, intitulado Contos de Fadas para o Lar e as Crianças que continha 86 contos. Em 1815, publicaram o segundo volume da obra, com mais 70 contos.

Jacob e Wilhelm trabalharam como professores na Universidade de Gottingen e depois na Universidade de Berlim.

Wilhelm faleceu em 1859 e Jacob em 1863, ambos em Berlim.