Conheça o escritor James Matthew Barrie

Conheça o escritor James Matthew Barrie

James Matthew Barrie nasceu na Escócia, em 1860. Sua mãe lia muito para ele e seus irmãos, por isso, o garoto teve contato com os livros desde cedo.

Na adolescência, Barrie cultivou o hábito pela leitura e fez parte de um grupo de teatro em sua escola.

Mais tarde, ele estudou literatura na Universidade de Edimburgo, tornou-se crítico de teatro e passou a escrever para o Nottingham Journal, em Londres. Depois, ele passou a publicar artigos e contos.

Sua primeira obra de sucesso foi Auld Licht Idyllis (1888), uma coletânea de esquetes que falavam sobre a Escócia rural. Depois, ele publicou o romance The Little Minister (1891), que teve também uma adaptação para os palcos anos mais tarde.

Em 1894 casou-se com a atriz Mary Ansell. Em 1909, eles se divorciaram.

Barrie era muito próximo da amiga Sylvia Llewellyn Davies, cujos cinco filhos lhe serviriam de fonte de inspiração. Depois da morte dela ele se tornou tutor das crianças.

Seu mais famoso personagem, Peter Pan, apareceu em pelos menos três de suas obras antes de ter um livro próprio. A peça Peter Pan – O menino que não queria crescer estreou em 1904 e foi um grande sucesso. Porém, a história só foi publicada em forma de livro em 1911.

Seus últimos trabalhos incluem as peças Dear Brutus (1917), Mary Rose (1920) e The Boy David (1936). J. M. Barrie morreu de uma pneumonia, em 1937.