Conheça o escritor Hans Christian Andersen

Conheça o escritor Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen nasceu no dia 2 de abril de 1805, em Odense, Dinamarca. Ele era filho de uma lavadeira e de um sapateiro. Sua família era bem humilde, mas mesmo assim, seu pai procurava incentivar sua imaginação através de histórias e contos.

Andersen aprendeu a ler rapidamente, mas foi obrigado a largar seus estudos quando tinha 11 anos, pois seu pai faleceu e ele começou a trabalhar. Aos 14 anos, ele se mudou para Copenhagen e começou a trabalhar como ator no Teatro Real da Dinamarca. O diretor do teatro, Jonas Collin se tornou amigo de Andersen e o ajudou a completar seus estudos.

Em 1828, Andersen entrou na Universidade de Copenhagen. Em 1835 obteve grande sucesso com o romance O Improvisador.

Mesmo escrevendo romances adultos, Andersen ficou famoso com os contos de fadas, até porque naquela época eram raros os livros voltados especialmente para as crianças. Em suas histórias, ele buscava mostrar os confrontos entre fortes e fracos, poderosos e desprotegidos, para mostrar que a sociedade deveria garantir direitos iguais para todos.

Seus contos tinham uma linguagem acessível para as crianças e eram muito atrativos, o que lhe fez ganhar fama rapidamente. Entre 1835 e 1842, Andersen lançou seis volumes de contos infantis, que foram traduzidos para diversos idiomas. Ele continuou escrevendo até 1872, chegando à marca de 156 histórias. Entre os títulos mais famosos de Andersen estão: O patinho feio, O soldadinho de chumbo, A roupa nova do Imperador, A pequena sereia e A menina dos fósforos.

No dia 4 de agosto de 1875, com 70 anos, Andersen faleceu em Copenhagen. Devido à sua importância para a literatura infantil, o dia 2 de abril – data de seu nascimento – é considerado o Dia Internacional do Livro Infantil.