Conheça o escritor Charles Perrault

Conheça o escritor Charles Perrault
Charles Perrault nasceu no dia 12 de janeiro de 1628 em Paris, França. Ele pertencia a uma família da alta burguesia e depois de terminar os estudos no colégio ingressou no curso de Direito. Perrault se formou em 1651, aos 23 anos.
 
     Ele iniciou sua carreira como cobrador geral do reino que na época era governado pelo rei Luis XIV. Nessa época, começou a escrever e em 1671 foi eleito para a Academia Francesa de Letras. Lá, ele enfrentou uma disputa chamada Querela dos Antigos e dos Modernos. Os Antigos eram escritores que defendiam a supremacia das produções da antiguidade greco-romana. Já os Modernos lutavam para provar que a produção literária francesa não era inferior aos clássicos do passado. Perrault liderou os Modernos e publicou algumas obras sobre isso.
 
     Em 1697, já idoso, Perrault começou a registrar as histórias que sua mãe contava e que eram recitadas nos salões e ruas de Paris. Ele deu um acabamento mais literário a essas histórias conhecidas como contos de fadas. Ele publicou um livro intitulado Contos da Mãe Gansa que reunia diversas histórias como: A gata borralheira (Cinderela), Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, Pequeno Polegar, Barba Azul, entre outras. Cada conto era encerrado em forma de poesia e sempre trazia uma lição de moral.
 
     Casado com Marie Guichon, Perrault teve quatro filhos e faleceu em Paris, no dia 16 de maio de 1703, aos 75 anos. Por toda a sua obra, Perrault é considerado até hoje o pai da literatura infantil.