Conheça J. R. R. Tolkien

Conheça J. R. R. Tolkien

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontein, na África do Sul, no dia 3 de janeiro de 1892. 

Filho de Arthur Tolkien e Mabel Suffield Tolkien, viveu na África do Sul até a morte de seu pai em 1896, ano em que mudou-se com sua mãe e irmão para a cidade de Birminghan, na Inglaterra.  No ano de 1908 ingressou no Exeter College, da Universidade de Oxford e não demorou muito para se interessar pela filologia e lendas nórdicas. O escritor se especializou em línguas Anglo-Saxônicas, alemã e literatura clássica.

Após a morte de sua mãe, Tolkien e seu irmão foram entregues aos cuidados do padre jesuíta Francis Xavier Morgan. Em 1914 alistou-se no Lancashire Fusiliers e após servir na Primeira Guerra Mundial, deu sequência aos estudos de Linguística na Universidade de Leeds. Entre os anos de 1925 e 1945 lecionou língua e literatura anglo-saxônica na Universidade de Oxford e também se especializou em literatura medieval.

Tolkien logo iniciou a criação de um personagem mitológico inspirado em uma saga medieval, cheia de elementos, seres e mundos imaginários. Assim, “Hobbit” (1937) narra as aventuras na mítica “Terra Média”, junto com elfos, duendes e magos. O livro foi o ponto de partida para a trilogia de “O Senhor dos Anéis” (1954-1955), dividida em três volumes: A Sociedade do Anel (1954), As Duas Torres (1954) e O Retorno do Rei (1955). 

J. R. R. Tolkien faleceu em Bournemouth, Inglaterra, no dia 2 de setembro de 1973.

Suas obras foram adaptadas para o cinema e fazem sucesso até os dias de hoje.