Conheça George Orwell

Conheça George Orwell

Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo George Orwell, foi um escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica em 25 de junho de 1903, em Motihari.

Suas obras são marcadas por uma inteligência perspicaz e bem-humorada, uma consciência profunda das injustiças sociais, uma intensa oposição ao totalitarismo e uma paixão pela clareza da escrita.

Orwell, considerado o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, dedicou-se a escrever resenhas, ficção, artigos jornalísticos polémicos, crítica literária e poesia. Mais conhecido pelo romance distópico Nineteen Eighty-Four (1964), escrito em 1949, e pela série satírica Animal Farm (A Revolução dos Bichos). Juntas, estas obras venderam mais cópias do que os dois livros mais vendidos de qualquer outro escritor do século XX.

Um outro livro de sua autoria, Homage to Catalonia (Lutando na Espanha) - um relato de sua experiência como combatente voluntário no lado republicano da Guerra Civil Espanhola — também é altamente aclamado, assim como seus ensaios sobre política, literatura, linguagem e cultura. Em 2008, o The Times classificou-o em segundo lugar em uma lista de "Os 50 maiores escritores britânicos desde 1945".

A influência de Orwell na cultura contemporânea, tanto popular quanto política, perdura até hoje.
George Orwell publicou seis romances em sua trajetória:

  • Burmese Days (Dias na Birmânia) - 1934
  • A Clergyman's Daughter (A Filha do Reverendo) - 1935
  • Keep the Aspidistra Flying (Mantenha o Sistema) - 1936
  • Coming Up for Air (Um Pouco de Ar, Por Favor!) - 1939
  • Animal Farm (A Revolução dos Bichos) - 1945
  • Nineteen Eighty-Four (1984) - 1949