Conheça Cecília Meireles

Conheça Cecília Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu no dia 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro. Logo cedo perdeu os seus pais e foi criada pela sua avó materna, Jacinta Garcia Benevides.

Em 1919, Cecília lançou o seu primeiro livro de poemas intitulado "Espectros". No ano de 1922, participou da Semana de Arte Moderna, no qual defendia a preservação de certos valores tradicionais da poesia. Nesse mesmo ano, casou-se com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas.

A escritora estudou literatura, folclore e teoria educacional. Atuou como jornalista entre os anos de 1930 e 1931, período no qual publicou vários artigos sobre educação e escreveu a respeito do folclore para a imprensa carioca. Em 1934, fundou a primeira biblioteca infantil no Rio de Janeiro. Esse interesse pela educação, fez com que Cecília estivesse presente em livros didáticos e poemas infantis.

Em sua carreira como professora, lecionou Literatura Luso-Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre 1936 e 1938. Seu livro de poemas “Viagem” recebeu o Prêmio de Poesia, da Academia Brasileira de Letras.

Além disso, foi considerada a primeira voz feminina de grande expressão na literatura brasileira, com mais de 50 obras publicadas. E por tudo, Cecília se tornou uma referência dentro e fora do país.